Em sua 12ª edição o Projeto Reciclando com o Ópera na Escola estreia em 09 de agosto

A estreia acontece no próximo dia 09, na EMEIF Dalcina Pereira Moreira, em Araçariguama

O projeto socioeducativo engloba a apresentação do espetáculo Pedro e o Lobo
18 de Julho de 2025 - 09h40

Disseminar cultura para comunidades com pouco acesso e mudar a realidade das pessoas que habitam o entorno das escolas públicas é a proposta do Projeto Reciclando com o Ópera na Escola. A estreia acontece no próximo dia 09, na EMEIF Dalcina Pereira Moreira, em Araçariguama. O projeto socioeducativo engloba a apresentação do espetáculo Pedro e o Lobo, oficina de confecção de instrumentos com materiais reciclados e debate com integrantes da equipe. Antes da apresentação, será enviado aos professores de Arte das escolas uma proposta pedagógica para introduzir os alunos ao universo da música clássica.

O espetáculo Pedro e o Lobo é uma versão em português da famosa obra do compositor russo Sergei Prokofiev. Com tradução e adaptação de Florent Reard, a peça conta a história de Pedro, um garoto que vive em um chalé no meio das montanhas, ao lado de seu avô e de três amigos: o passarinho, a pata e o gato. Certo dia, surge na floresta o lobo mais feroz já visto por aquelas redondezas e o avô de Pedro, preocupado, o repreende por temer a presença do lobo na floresta. Mas Pedro é destemido e sai à caça do lobo juntamente com seus amigos.

Pedro e o Lobo é uma história contada através da música. Foi escrita em 1936 com o objetivo de mostrar ao público as sonoridades dos diversos instrumentos. Nessa encenação, preparada especialmente para o Projeto Reciclando com Ópera na Escola, oito músicos renomados, que se apresentam nas salas de concerto mais importantes da capital paulista, darão vida aos personagens. Os Maestros Thiago Tavares e Fabrícia Medeiros são os responsáveis pela regência do espetáculo, que conta também com o auxílio de uma narradora e uma concha acústica ilustrada. No início do espetáculo, os músicos farão uma breve apresentação sobre as origens de cada instrumento e sobre a composição de uma orquestra.

A 12ª edição do projeto vai acontecer nas cidades de Pindamonhangaba, Araçariguama, Mogi das Cruzes e Piracicaba. Todas as ações acontecem em escolas públicas e são abertas à toda a população. “Nosso objetivo é levar atividades culturais e educativas para pessoas que tradicionalmente não são alcançadas, ampliando a participação e o acesso à diversidade artística”, declara Cléia Mangueira, produtora e co-idealizadora do projeto.

Muitas pessoas tem seu primeiro contato com a música clássica através deste projeto e, por isso, promovemos este encontro com os artistas, onde o público poderá fazer perguntas e tirar suas dúvidas, aproximando crianças e adultos de uma realidade que desmistifica as profissões relacionadas às artes e gera a possibilidade de nova perspectiva profissional. "Além de promover o acesso a apresentações artísticas de qualidade, um dos nossos objetivos é mostrar que a arte pode ser, sim, uma possibilidade para esses jovens", completa Cléia Mangueira.

A 12ª edição do Projeto Reciclando com o Projeto Ópera na Escola é realizado pela Tulipa Produções Artísticas, conta com o patrocínio da Gerdau, apoio cultural do Pateo do Collegio, firmado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativas, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

Sobre a Tulipa Produções Artísticas

Nos últimos 15 anos a TULIPA vem se dedicando a realização de projetos sócio culturais e educativos, com experiência na criação e realização de projetos que visam democratizar o acesso à arte e à cultura sustentável, especialmente para públicos que vivem afastados dos grandes centros urbanos. Seus projetos demonstram seu compromisso com a inclusão cultural e a educação ambiental, integrando apresentações artísticas acessíveis com atividades práticas de sustentabilidade.

Sobre a Gerdau

Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO?e), de 0,85 t de CO?e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO?e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO?e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

Serviço

Quando: 09/08 - 10h00

Onde: EMEIF Dalcina Pereira Moreira

Endereço: Rua São Rafael,383/387 - Novo Tigrão - Araçariguama

Quando: 09/08 - 15H00

Onde: EMEIF Vanete Alves Felippe

Endereço: Av. Igavetá, 1.430 - Igavetá - Araçariguama

Quando: 16/08 - 10H00

Onde: EE Dr. Deodato Wertheimer

Endereço: Rua Eng Gualberto, 150 - Vila Mogilar - Mogi das Cruzes

Quando: 16/08/2025 - 15H00

Onde: EE Profª Branca Baumann do Amaral

Endereço: Rua José Caporalli, 55 - Jd. Layr - Mogi das Cruzes

Quando: 23/08 - 10H00

Onde: EMEI Esmeralda Silva Ramos

Endereço: Rua das Orquídeas, 442 - Moreira César - Pindamonhangaba

Quando: 23/08 - 15h00

Onde: EM Profª Regina Celia Madureira de Souza Lima

Endereço: Av. Nicanor Ramos Nogueira, 1.030 - Araretama – Pindamonhangaba

Para quem: Livre

Quanto: Grátis