Kauan Berto retoma serviço de acolhimento emergencial para pessoas em situação de rua

Ação integrada do programa Acolhe Cajamar oferece abrigo, assistência social e oportunidades

Além da hospedagem temporária, o serviço inclui acompanhamento socioassistencial
9 de Julho de 2025 - 08h26

A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, retomou neste mês de julho o Serviço de Acolhimento Emergencial – Período de Baixas Temperaturas, uma importante iniciativa do programa Acolhe Cajamar voltada ao amparo de pessoas em situação de rua durante o inverno.

O trabalho é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social / CREAS e conta com o apoio das Secretarias de Saúde, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, Fundo Social de Solidariedade e da Defesa Civil. A ação tem como objetivo garantir proteção e acolhimento digno nos dias mais frios do ano, oferecendo estrutura adequada e atendimento especializado.

Além da hospedagem temporária, o serviço inclui acompanhamento socioassistencial com foco na ressocialização e na reinserção no mercado de trabalho, promovendo oportunidades reais de mudança de vida. A proposta vai além da proteção contra o frio: visa à transformação social por meio da construção de novos projetos de vida.

Desde o início do inverno, a equipe de assistência social realizou abordagens em diversos pontos da cidade, oferecendo transporte para encaminhamento ao abrigo para todos que aceitarem a assistência. Os acolhidos também terão acesso à retirada de documentos, serviços de saúde, rodas de conversa, palestras e ações que favorecem o fortalecimento de vínculos e a autonomia individual.

As equipes de assistência social realizam abordagens sociais constantes no município com o objetivo de resgatar pessoas. No entanto, a população também pode entrar em contato com o CREAS para informar sobre pessoas em situação de rua através do telefone 4446-0013.